SUSCRIBETE MEDIANTE ESTE ENLACE A PERIODISTAS CONTRA EL CRIMEN

Suscribirte a RED MUNDIAL PERIODISTAS CONTRA EL CRIMEN ORGANIZADO Y LA CORRUPCIÓN
Correo electrónico:
Consultar este grupo

sábado, abril 28, 2007

Equipe da TV Record é algemada e presa no Pará

Newsletter O Jornalista

-

O Jornalista newsletter@ojornalista.com.br

-

Fecha: 27-abr-2007

-

Hora: 15:35

-

Exercer a profissão de jornalista no Brasil não é uma missão fácil, principalmente se for no Estado do Pará. Na manhã desta quarta-feira, 25, um policial federal, identificado como Alessandro Dantas de Oliveira, é acusado de agredir e dar voz de prisão à equipe da TV Record em Belém, formada pelos jornalistas Edílson Matos, repórter-cinematográfico, e Célia Pinho, repórter, além do motorista Marcelo Silva. O policial teria matado um assaltante, na manhã da terça-feira, 24, em frente ao colégio Grão Pará, no bairro do Marco, na capital paraense, onde a equipe repercutia o caso quando foi presa e teve seu equipamento de reportagem danificado.

Em nota oficial (leia abaixo), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) repudiaram a atitude do policial, a qualificando como abuso de poder e como um atentado à liberdade de imprensa. As entidades também condenaram o tratamento desrespeitoso dado aos profissionais, que foram algemados e detidos na sede da Polícia Federal, na capital paraense. O caso foi está sendo acompanhado pelas entidades citadas.

A presidente do Sinjor-PA, Carmen Silva, informa também que o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Sérgio Murilo, entrou em contato com o delegado geral da Polícia Federal, Paulo Lacerda, para pedir esclarecimentos sobre o fato e solicitar providências. Da mesma forma, a Fenaj também está contatando o ministro da Justiça, Tarso Genro, para denunciar o caso.

"O Jornalista" encaminhou e-mails para as assessorias de comunicação do Ministério da Justiça e do Departamento da Polícia Federal, solicitando um posicionamento sobre o caso. Aguardamos um retorno.


A FENAJ e o Sindicato do Pará emitiram a seguinte Nota:

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) repudiam a atitude do policial federal, identificado pelas iniciais A.D.O., acusado de assassinato, que agiu de forma truculenta contra a equipe da TV Record em Belém, formada pelos jornalistas Edílson Matos, repórter-cinematográfico, e Célia Pinho, repórter, além do motorista Marcelo Silva.

Em ato que se configura abuso de poder, o policial, que não estava em serviço, partiu para cima dos jornalistas, danificando o equipamento de reportagem, dando voz de prisão à equipe quando esta, em frente à escola Grão Pará, no bairro do Marco em Belém (PA), palco do assassinato, repercutia na manhã de hoje (25/04) a matéria sobre o crime, ocorrido ontem.

As entidades condenam o tratamento extremamente desrespeitoso dado aos profissionais que por várias vezes foram algemados e permaneceram detidos na sede da Polícia Federal, na capital paraense. O caso está sendo acompanhado de perto pela diretoria do Sinjor-PA como um dos graves exemplos de atentado ao livre exercício do jornalismo e, juntamente com a FENAJ, o Sindicato está denunciando o caso aos órgãos competentes. FENAJ e Sinjor-PA se solidarizam com os profissionais agredidos e mais uma vez manifestam sua defesa veemente à liberdade de imprensa.

Brasília e Belém, 25 de abril de 2007

Sindicato dos Jornalistas do Pará
Federação Nacional dos Jornalistas

-

Mas noticias

-

26/04/2007 Pará: Jornalista indiciado depõe em inquérito

26/04/2007 Editora Três paga salários atrasados e evita greve

05/04/2007 Peça já o seu adesivo do *O JORNALISTA*