SUSCRIBETE MEDIANTE ESTE ENLACE A PERIODISTAS CONTRA EL CRIMEN

Suscribirte a RED MUNDIAL PERIODISTAS CONTRA EL CRIMEN ORGANIZADO Y LA CORRUPCIÓN
Correo electrónico:
Consultar este grupo

martes, mayo 22, 2007

Jornalista executado denunciou aliciamento de menores

O Jornalista mailto:newsletter@ojornalista.com.br

Fecha: 07-may-2007

Hora: 4:47

O jornalista Luiz Carlos Barbon Filho, de 37 anos, que denunciou o esquema de aliciamento de menores na cidade de Porto Ferreira (a 228 km da cidade de São Paulo) foi executado a tiros na noite do sábado (5). Barbon foi enterrado hoje (6), no Cemitério Municipal de Tambaú (SP), sua cidade natal. Ele foi morto por dois homens em uma moto que chegaram e atiraram, enquanto ele estava em uma mesa na calçada de um bar próximo à rodoviária de Porto Ferreira, na companhia de Alcides Marcílio Catarino.

Barbon era casado e pai de um menino de 10 e uma menina de 12 anos. Alcides Marcílio Catarino, que estava com Barbon no bar, foi atingido por estilhaços dos projéteis e levado para o pronto-socorro. Os assassinos fugiram e até o fim da tarde de hoje, a polícia não tinha nenhuma informação deles.

Repercussão Nacional

Em 2003, o esquema de aliciamento de menores envolvendo quatro empresários, cinco vereadores e um garçom de Porto Ferreira foi denunciado por Barbon. Os denunciados chegaram a ser presos. O caso ganhou repercussão nacional, mas os vereadores e os empresários foram libertados. Apenas o garçom Walter Mafra, que organizava as festas com a participação de meninas menores de idade, permaneceu preso. Um dos empresários acusado está foragido.

O vereador Luís César Lanzoni, condenado pelo crime, foi reeleito em 2004, quando cumpria pena. Libertado em novembro de 2006, ele tomou posse em abril deste ano.

O jornalista era constantemente ameaçado e chegou até a desligar o seu telefone fixo, devido aos inúmeros telefonemas ameaçadores que recebia. Atualmente, Barbon colaborava com a Rádio Porto FM e tinha colunas no Jornal do Porto e JC Regional.