SUSCRIBETE MEDIANTE ESTE ENLACE A PERIODISTAS CONTRA EL CRIMEN

Suscribirte a RED MUNDIAL PERIODISTAS CONTRA EL CRIMEN ORGANIZADO Y LA CORRUPCIÓN
Correo electrónico:
Consultar este grupo

miércoles, mayo 23, 2007

ONG denuncia assassinato de Barbon à OEA e ONU

Fecha: 23-may-2007

Hora: 19:56

O Jornalista newsletter@ojornalista.com.br

A Organização Não Governamental Justiça Global denunciou a execução de Luiz Carlos Borbon Filho, ocorrida no último dia 5 de maio, em Porto Ferreira (SP), à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA. A organização também informou a Hina Jilani, representante do Secretário Geral da ONU sobre Defensores de Direitos Humanos e a Philip Alston, relator especial sobre Execuções Extrajudiciais, Sumárias ou Arbitrárias daquela organização internacional, sobre o crime.

Borbon foi executado com dois tiros disparados por homens encapuzados que desceram de uma moto no momento em que o jornalista estava num bar próximo à rodoviária.

A Comissão Especial para Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana da OEA acatou a denúncia da ONG e deve pressionar as autoridades brasileiras a investigarem com firmeza o assassinato.

A Justiça Global busca consolidar no Brasil uma cultura jornalística que priorize a cobertura de temas que contribuam para a promoção e defesa dos direitos humanos. A área de Comunicação coordena e propõe as estratégias de difusão em diversos âmbitos  das atividades institucionais, desenvolvendo ferramentas de comunicação. Nesse sentido, tem estreito contato com uma ampla rede de jornalistas sensíveis às causas de direitos humanos e que têm cada vez mais buscado espaço dentro dos órgãos de comunicação para assuntos dessa natureza.